Mesmo alegando que suas declarações foram retiradas de contexto, o então secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan, foi exonerado do cargo após a repercussão de um áudio em que afirma que pessoas com deficiência “não têm condição de aprender”.
A fala, considerada capacitista, foi registrada durante uma reunião com diretores escolares na última terça-feira (14), que discutia a criação de ambientes escolares com mais oportunidades e infraestrutura para alunos com deficiência. No trecho vazado e amplamente compartilhado nas redes sociais, Furlan também diz que “mães levam os filhos PCD para a escola porque querem se livrar das crianças”.
A Prefeitura de Barueri lamentou o episódio e informou, em nota, que mantém uma política séria, ética e inclusiva. Apesar das declarações polêmicas, a administração reconheceu que Celso Furlan teve papel relevante na evolução da educação do município, levando o ensino local a ser premiado e alcançar níveis de excelência nacional.
Nota oficial do ex-secretário
Em resposta à repercussão, o ex-secretário divulgou uma nota oficial afirmando que o áudio é um recorte fora de contexto e que a reunião tratava de propostas para melhorar o atendimento a alunos com deficiência. “Reconheço a importância de uma comunicação clara e respeitosa. Meu objetivo não foi desrespeitar ou causar qualquer tipo de constrangimento”, afirmou.
Celson Furlan também reforçou seu compromisso com a inclusão e disse estar aberto ao diálogo. “Acredito firmemente na valorização da diversidade humana e no respeito à dignidade de cada indivíduo”, escreveu.
A Prefeitura ainda não anunciou quem irá assumir a Secretaria de Educação