Quatro militares e cinco civis foram condenados pela Justiça Militar pelo furto e comercialização de armamentos do Arsenal de Guerra, em Barueri. O crime ocorreu em setembro de 2023, quando 22 armas foram furtadas da unidade. Duas delas ainda não foram recuperadas.
Segundo o Portal G1, dois ex-cabos do Exército — um motorista do diretor do Arsenal de Guerra e outro auxiliar da Seção de Transporte — foram sentenciados a 17 anos e 4 meses de prisão, em regime fechado, pelo crime de peculato-furto.
O então chefe da Seção de Inteligência, um tenente, foi condenado a 9 meses de detenção. Ele foi o responsável por emitir uma ordem que suspendeu a revista de veículos na entrada e saída do quartel, facilitando o furto.
Um tenente, que à época chefiava a Seção de Inteligência, foi condenado a 9 meses de detenção por ter emitido a ordem que suspendeu a revista de veículos nas entradas e saídas do quartel, medida que teria facilitado o furto.
Condenação civis
Condenados por envolvimento na comercialização de armas com facções criminosas, os cinco civis responderão pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo. Um deles foi sentenciado a 14 anos e 4 meses de prisão, enquanto os outros quatro receberam penas de 18 anos de reclusão, todas em regime fechado.