A Ecovias Raposo Castello concluiu, com pouco mais de um mês de operação, a instalação de sete câmeras de monitoramento na Rodovia Raposo Tavares, antecipando em um ano e meio a data prevista no contrato de concessão. As imagens captadas já estão em uso pelo Centro de Controle de Operações (CCO), permitindo uma atuação mais ágil das equipes de apoio ao usuário, com identificação rápida de ocorrências e melhoria significativa no tempo de resposta a emergências e na gestão do tráfego.
A antecipação também recompõe equipamentos que existiam na rodovia, mas não foram repassados pela administração anterior. O sistema atual utiliza câmeras mais modernas que as anteriores, com excelente qualidade de imagens, tanto diurnas quanto noturnas.
Os times da concessionária já iniciaram estudos adicionais de posicionamento, para mapear quantas câmeras serão necessárias – e em que locais devem ser instaladas –, para garantir 100% de cobertura do trecho concedido.
“Como recebemos a rodovia sem câmeras, nossas equipes em campo faziam todo o trabalho de monitoramento em paralelo ao de apoio, limitando sua eficiência. Agora temos condições de acompanhar melhor as condições pelo CCO, agilizando todas as nossas atividades”, diz Luiz Roberto Tavares, gerente de Operações da Ecovias Raposo Castello. “As câmeras são mais modernas e têm ótima resolução, tanto durante o dia quanto à noite, e nosso time já começou o estudo para identificar quantas outras precisaremos – e onde – para termos 100% de cobertura na rodovia.”
30 dias de atividades
As novas câmeras foram instaladas poucos dias após a conclusão do primeiro mês de operações da Ecovias Raposo Castello, período marcado por iniciativas de avaliação das condições das rodovias, assim como ações de manutenção e recuperação rodoviária.
“Essa largada foi importante para nos familiarizamos melhor com os trechos sob nossa responsabilidade, levantar as prioridades em termos de iniciativas de manutenção e preservação, começar a atacar esses desafios ajustando nossas equipes para que atuem com toda a eficiência e agilidade necessárias”, diz Igor Barros, diretor-superintendente da Ecovias Raposo Castello. “Também foi importante para afinarmos nosso atendimento ao usuário, trabalhando para sempre melhorar nossa comunicação com quem utiliza nossas rodovias.”
Manutenção
Em seus primeiros 30 dias de atuação, as equipes da concessionária realizaram podas em mais de 40 quilômetros de faixa de domínio das rodovias – 12,6 km na Raposo e 28 km na Castello. A empresa instalou 76 equipamentos de sinalização, utilizou 47 toneladas de material em reparos no pavimento e recolheu perto de 30 toneladas de lixo. Na Castello, foi realizado ainda o serviço de limpeza da drenagem ao longo de quase 11 quilômetros.
A atuação do Centro de Controle de Operações (CCO) e das equipes de inspeção de tráfego foi fundamental nesses primeiros 30 dias, reforçando sua importância para os trabalhos de manutenção e preservação. O aprendizado da operação real agora se transforma em subsídio para aprimorar ainda mais a qualidade do serviço da concessionária.
Atendimento
A concessionária realizou mais de 4.400 atendimentos nas vias nesse primeiro mês de operação. A rodovia que concentrou o maior volume de operações foi a Castello Branco, com 73% do total, com a Raposo Tavares, respondendo por 27%. A maioria dos atendimentos foi por conta de panes mecânicas, 1658 no total. Foram, ainda, 255 pneus furados, 70 panes secas, 113 panes elétricas e 38 animais retirados da pista
Tráfego
No total, 8,5 milhões de veículos circularam pelas rodovias administradas pela Ecovias Raposo Castello, com média diária de 285 mil. O maior movimento foi registrado no dia 16 de abril, na saída dos feriados de Páscoa e Tiradentes, com 310 mil veículos.
Canais de atendimento
A Ecovias Raposo Castello conta com o número 0800 270 0 280 para atendimento ao usuário, tanto por voz como por mensagens de WhatsApp. Além de solicitações de atendimento e solução de dúvidas, o usuário pode usar esse canal para alertar a concessionária sobre problemas nas vias e para receber informações sobre condições de tráfego. A concessionária também publica boletins de trânsito nas redes X.com e Threads.