“Uma mecha pode mudar tudo.” Com essa mensagem simbólica e sensível, o Hospital da Mulher, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, ampliou sua campanha de doação de cabelo voltada à confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer.
A partir de agora, além da tradicional entrega realizada durante o expediente, os interessados podem doar mechas a qualquer hora do dia, depositando-as diretamente na urna instalada no térreo do hospital, no balcão do SAU. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1080, Centro – São Paulo.
Outra possibilidade é o agendamento do corte no próprio hospital, por meio do WhatsApp: (11) 91488-9885.
A ação é um exemplo de como iniciativas acessíveis podem provocar impacto profundo na vida de pacientes oncológicas. A doação de cabelo vai além da estética: representa um gesto de empatia, capaz de devolver autoestima e esperança a mulheres em tratamento.
Barueri tem campanha permanente
No município de Barueri, a campanha de doação de cabelo segue ativa e permanente, coordenada pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, da Secretaria da Mulher. As mechas doadas são transformadas em perucas que beneficiam gratuitamente pacientes com câncer de mama em tratamento na rede pública de saúde da cidade.
O núcleo está localizado na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 756, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações: (11) 4706-4046.
Segundo o INCA, o câncer de mama é o mais frequente entre mulheres brasileiras, excluindo os tumores de pele não melanoma. A estimativa é de cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano no Brasil entre 2023 e 2025, sendo 73.610 deles somente de câncer de mama em 2023. As maiores taxas de incidência estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste.