Barueri está entre os 49 municípios paulistas que integram a primeira fase do SuperAção SP, programa do Governo do Estado que visa romper o ciclo da pobreza em regiões com altos índices de vulnerabilidade social. A adesão dos municípios foi iniciada oficialmente na última semana, durante evento no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Tarcísio de Freitas.
Lançado com investimento inicial de R$ 500 milhões, o programa reunirá políticas públicas de diversas áreas para oferecer atendimento integral a cerca de 105 mil famílias em situação de vulnerabilidade até 2026. A seleção das cidades considerou critérios como concentração de pobreza, PIB local e taxa de ocupação.
Na primeira etapa, o SuperAção SP contempla cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista. Além de Barueri, participam também municípios como Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba.
O programa funcionará por meio de planos personalizados de atendimento, com suporte de Agentes de Superação que acompanharão as famílias por até dois anos. Esses profissionais irão conectar os beneficiários a serviços de saúde, educação, qualificação profissional, habitação e geração de renda, além de oferecer auxílios financeiros e bonificações por metas cumpridas.
As ações se dividem em duas trilhas: proteção social, voltada a famílias com barreiras severas de inclusão e superação da pobreza, para famílias com potencial de inserção produtiva.
Ampliação dos serviços como CRAS e CREAS
Barueri, ao aderir formalmente ao programa, poderá acessar parte dos R$ 110 milhões em cofinanciamento estadual para ampliar ou criar serviços como CRAS, CREAS, centros de convivência e atendimentos domiciliares.
A expectativa é que os primeiros agentes comecem a atuar em setembro, após processo seletivo realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os municípios têm 45 dias para oficializar a adesão por meio de decreto e adequar sua rede de assistência social para atender à nova demanda.
O governador destacou a importância da parceria com as prefeituras. “O SuperAção é uma das prioridades do nosso governo. Queremos garantir que as pessoas tenham acesso a direitos por meio da renda e inclusão produtiva”, afirmou Tarcísio de Freitas.