Com nota 100, Barueri é a primeira cidade classificada nos indicadores de Formalidade no Mercado de Trabalho e Empregos no Setor Criativo na 5ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, do CLP (Centro de Liderança Pública). É ainda o segundo município em Competitividade Econômica e o terceiro em Sustentabilidade Fiscal. Em termos gerais, Barueri ocupa a segunda colocação no Estado de São Paulo, a terceira na Região Sudeste e a quinta no Brasil.
A 5ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios trabalhou com 65 indicadores, organizados em treze pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia. A análise abrangeu 404 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2022.
Os primeiros lugares obtidos por Barueri integram a dimensão Economia, dentro do pilar de Inserção Econômica. O indicador Formalidade no Mercado de Trabalho mede a proporção de pessoas com carteira assinada em relação ao total da população com mais de 15 anos em cada município, com base em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Já Empregos no Setor Criativo, segundo o Sebrae, é ocupado por profissionais de áreas como arquitetura, moda, design, televisão, música, publicidade, artes cênicas e afins.
A íntegra do Ranking de Competitividade dos Municípios 2024 pode ser acessada AQUI.
Sobre o Ranking
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
Dentre seus objetivos, o Ranking incentiva a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca dos agentes da cidade por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para viverem e se desenvolverem, além de valorizar casos de sucesso, promovendo a publicização e inspiração originada pelas boas iniciativas para serem aplicadas em outras localidades.
