A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realiza no feriado nacional de 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, o tradicional Desfile Cívico-Militar. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, localizado na Avenida Guilherme Perereca Guglielmo, 1000, no Centro de Barueri.
Neste ano, o desfile tem como tema “Chico Encena: Canções, Corpos e Corações”, uma proposta que promete unir arte, cultura e civismo em uma grande homenagem ao Brasil. A programação oficial começa às 8h, com o hasteamento dos pavilhões na Câmara Municipal, seguido, às 8h15, pela revista à tropa, que será realizada em carro aberto com autoridades municipais e militares.
Atenção para mudanças no trânsito
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) informou que haverá mudanças no trânsito neste domingo devido à realização do desfile cívico na cidade, com destaque para as interdições no entorno do Ginásio José Corrêa.
A Avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt (sentido Centro → Aldeia) será interditada para a concentração e saída do desfile. Por isso, o os motoristas que utilizam a Avenida Tancredo Neves ou trafegam pelo Centro de Barueri deverão realizar o retorno na Praça Wagih Salles Nemer, seguir pela Avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt e, posteriormente, serão direcionados para a Rua Paulo Pereira de Campos e a Rua José Maria Balieiro, até a Aldeia de Barueri.
Já a Avenida Guilherme Perereca Guglielmo (sentido Aldeia → Centro) estará bloqueada, pois será o percurso oficial do desfile. A rota alternativa é seguir pela Rua da Prata, com opção de acesso à Avenida Tancredo Neves ou de continuidade para a Aldeia de Barueri.
Como orientação geral, a Semurb recomenda que os motoristas redobrem a atenção, planejem seus trajetos com antecedência e utilizem as rotas alternativas indicadas.
Segurança
A Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social de Barueri (SSUDS) também marcará presença no evento, tanto com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM) no desfile motorizado e a pé, quanto no policiamento de toda a área. “É importante ressaltar que o patrulhamento ordinário do município não será comprometido”, informou a Secretaria.