A chegada de uma frente fria ao litoral paulista nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), combinada ao calor e à umidade já presentes na região, deve aumentar as instabilidades e provocar pancadas de chuva entre a tarde e a noite em grande parte do Sudeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestades em áreas extensas do estado de São Paulo, incluindo a região metropolitana, com validade até a manhã de quinta-feira (19). A previsão indica volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h. Há risco de interrupção no fornecimento de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Segundo a Climatempo, a manhã deve começar com sol entre nuvens, mas as pancadas tendem a ganhar força entre o fim da manhã e o início da tarde no sul e no litoral paulista, avançando para outras regiões do estado. Há previsão de chuva também no centro-sul, no oeste paulista e em áreas do Triângulo Mineiro, do Rio de Janeiro e do sul do Espírito Santo.
As temperaturas permanecem elevadas, com leve queda em parte do litoral e do leste paulista. Na região, a previsão indica mínima de 21°C e máxima de 28°C, com sensação de abafamento.
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas e locais com risco de correnteza durante períodos de chuva intensa. Desde o início da Operação Verão, em dezembro de 2025, o órgão registra 17 mortes relacionadas às chuvas no estado. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta risco moderado para enxurradas, extravasamento de canais e alagamentos em regiões com drenagem deficiente, incluindo Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e São Paulo.




