21.8 C
Tamboré
segunda-feira, 2 fevereiro 2026
Publicidade • Anuncie Aqui

Fevereiro começa com alerta de tempestades em todo o estado de São Paulo

Publicidade • Anuncie Aqui

O mês de fevereiro começa com alerta para a ocorrência de tempestades em todo o estado de São Paulo. A Defesa Civil estadual informou que entre esta segunda-feira (2) e terça-feira (3) a passagem de um sistema meteorológico próximo ao território paulista deve provocar chuvas mais persistentes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados.

De acordo com o órgão, os volumes mais intensos de chuva são esperados para a terça (3), com maior concentração no oeste do estado, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná.

O Centro de Gerenciamento de Emergências do estado informou que manterá plantão 24 horas durante o período de instabilidade. O Gabinete de Crise atuará de forma remota, com concessionárias mobilizadas, podendo ser transferido para o formato presencial caso haja agravamento das condições meteorológicas.

À população, a Defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos e enxurradas, não atravessar vias inundadas e buscar abrigo em locais seguros durante temporais, mantendo distância de árvores, postes e estruturas metálicas. Em áreas de encosta, o órgão orienta atenção a sinais de deslizamento, como rachaduras no solo e nas paredes de imóveis, além da inclinação de árvores ou postes. Em situações de emergência, os contatos indicados são o telefone 199, da Defesa Civil, e o 193, do Corpo de Bombeiros.

Em Barueri, a previsão para esta segunda-feira (2) indica temperaturas entre 19°C e 26°C, com muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde, que podem se estender pela noite. Entre terça (3) e quinta-feira (5), o Climatempo indica máximas de 24ºC e mínimas de 19ºC.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo também aponta possibilidade de alagamentos, especialmente entre o meio da tarde e a noite, quando a combinação de calor e a entrada da brisa marítima favorecem a formação de áreas de instabilidade.

Segundo a Climatempo, a atuação de um ciclone extratropical no oceano contribui para manter o tempo instável no estado, com chance de volumes elevados de precipitação.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também

error: Conteúdo Protegido.