A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para dois fenômenos meteorológicos previstos para esta semana. Entre terça-feira (19) e quarta-feira (20), a formação de um ciclone extratropical no Sul do país deve intensificar os ventos em todas as regiões paulistas, com rajadas classificadas como fortes a muito fortes.
Segundo o órgão, há possibilidade de queda de árvores e galhos, destelhamento de construções, danos à rede elétrica e dispersão de focos de incêndio em áreas de vegetação. No litoral, a previsão é de agitação marítima, com risco para embarcações e estruturas próximas às praias. A orientação é para que a população evite se abrigar sob árvores, mantenha distância de cabos elétricos rompidos e redobre a atenção em rodovias e áreas abertas.
Após a passagem do ciclone, o Estado deve enfrentar um veranico. A partir de quarta-feira (20), uma massa de ar seco e um bloqueio atmosférico devem provocar dias de calor intenso e baixa umidade. O fenômeno pode se estender por três a cinco dias, com temperaturas acima da média para agosto. A previsão indica máximas de 30°C em Barueri e região, cerca de 5°C superiores ao esperado para o período.
Para preparar a resposta aos dois fenômenos, os órgãos que integram a Operação SP Sem Fogo realizaram reunião nesta segunda-feira (18). Estiveram presentes o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, além de representantes de secretarias, concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros e setor sucroenergético. O objetivo foi organizar ações de prevenção e garantir prontidão no atendimento à população.
A Defesa Civil reforça que o calor associado à baixa umidade aumenta o risco de queimadas. A recomendação é evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo e não descartar bitucas de cigarro em rodovias ou áreas de vegetação. Em caso de incêndio, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou a Defesa Civil, pelo 199.