A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou para a possibilidade de chuvas intensas entre esta quarta-feira (14) e sexta-feira (16) em diversas regiões do estado. Segundo o órgão, a atuação de um sistema meteorológico próximo ao Sudeste do país pode provocar tempestades acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com maior intensidade prevista para a quinta-feira (15), especialmente na faixa leste paulista.
De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas devem permanecer elevadas durante o período, aumentando a sensação de abafamento. Em Barueri e região, as máximas devem chegar a 28°C.
Os volumes acumulados de chuva previstos variam conforme a região. A expectativa é de acumulados muito altos na Região Metropolitana de São Paulo, no Vale do Ribeira e nas regiões de Itapeva, Campinas e Sorocaba.
A orientação do órgão estadual é de atenção redobrada para moradores de áreas vulneráveis, mais suscetíveis a alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores. A Defesa Civil recomenda o acompanhamento dos alertas oficiais e a adoção de medidas de autoproteção. Para receber avisos por SMS, o cidadão pode enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Falta de energia
Na manhã desta quarta-feira (14), a Grande São Paulo registrava 14.498 imóveis sem fornecimento de energia elétrica, segundo a Enel. Apenas na capital, o número era de 13.256 residências. Os dados refletem os impactos do temporal ocorrido na noite de terça-feira (13), que chegou a deixar mais de 60 mil clientes sem luz na área de concessão da empresa.




