A formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, aliada à passagem de uma frente fria, deve provocar ventos fortes nesta segunda-feira (28).
A Defesa Civil emitiu alerta para ventos fortes, destacando que o sistema meteorológico deve provocar instabilidades atmosféricas. As rajadas na capital paulista e na Grande São Paulo podem variar entre 70 km/h e 80 km/h, podendo chegar a até 100 km/h em pontos isolados. A mesma intensidade é esperada para o litoral do estado. Há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, sem volumes significativos.
As rajadas mais intensas devem atingir a faixa leste do estado, incluindo regiões como Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, capital e região metropolitana, Vale do Paraíba e todo o litoral paulista.
De acordo com a Defesa Civil, há risco de destelhamentos, danos em estruturas e queda de galhos e árvores. O litoral deve registrar ressaca, com ondas de até 3 metros.
Na terça-feira (29), uma massa de ar polar provocará queda acentuada de temperaturas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Barueri terá máxima de 23°C nesta segunda, mas a partir de terça a temperatura não deve passar de 17°C, com mínima podendo chegar aos 6ºC.