Um ciclone deve se formar a partir de sexta-feira (30) no litoral da região Sudeste e favorecer a ocorrência de chuvas intensas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta possibilidade de acumulados elevados em curto período.
De acordo com o instituto, os volumes de chuva podem superar 100 milímetros em áreas da Serra da Mantiqueira. No litoral paulista, os acumulados podem ultrapassar 60 milímetros. A atuação do sistema também deve provocar tempestades na capital paulista na sexta-feira, com chance de queda de granizo em grande parte do estado de São Paulo e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.
No sábado (31), a área de maior instabilidade tende a se concentrar entre o Triângulo Mineiro e o estado do Rio de Janeiro, com previsão de acumulados superiores a 100 milímetros em 24 horas. Também há indicação de tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul paulista.
Segundo o Inmet, o ciclone pode continuar influenciando o tempo até o início da próxima semana, favorecendo a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e o Mato Grosso, o que mantém a condição para chuvas frequentes em parte do país.
Em Barueri, a previsão indica dias com muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do período. Nesta quarta-feira (28), as temperaturas variam entre 19°C e 28°C, com possibilidade de trovoadas isoladas à tarde. Na quinta-feira (29), os termômetros devem oscilar entre 20°C e 30°C, com céu encoberto e chuvisco.
Para a sexta-feira (30), a previsão aponta pancadas de chuva e trovoadas, com queda nas temperaturas, que devem variar entre 18°C e 25°C. No sábado (31), o cenário se mantém, com mínimas de 17°C e máximas de 28°C. Já no domingo (1º), há previsão de pancadas de chuva e possibilidade de granizo, com temperaturas entre 20°C e 28°C.




