Barueri deve registrar ao longo da semana temperaturas estáveis, com máximas próximas a 25 °C e mínimas em torno de 15 °C, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Apesar da presença de muitas nuvens, a possibilidade de chuva está restrita à terça-feira (16).
O cenário climático ocorre em meio ao período mais crítico da estiagem em São Paulo em 2025. A Defesa Civil estadual mobiliza, a partir desta segunda-feira (15), o Gabinete de Crise do período de estiagem, no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), instalado no Palácio dos Bandeirantes. O grupo funcionará das 6h às 18h e integra a Operação SP Sem Fogo.
De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio elaborado pela Sala SP Sem Fogo, a última semana do inverno apresenta risco elevado para queimadas, com previsão de nível de emergência em várias regiões. Os maiores impactos devem ocorrer no centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado, áreas em que a combinação de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar agrava a vulnerabilidade a incêndios.
O Gabinete de Crise reúne representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da Operação SP Sem Fogo, como Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, além das secretarias estaduais de Agricultura, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e o DER. O objetivo é acelerar a resposta a ocorrências, reduzir o tempo de mobilização de recursos e garantir maior eficiência no enfrentamento aos eventos críticos.
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, a medida busca reforçar a capacidade de reação diante do risco de incêndios. Ele destacou a necessidade de atuação conjunta para salvar vidas, proteger áreas de vegetação e reduzir prejuízos relacionados à estiagem.