Barueri e a região metropolitana de São Paulo estão sob alerta para tempestades no início desta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos amarelo e laranja para segunda (17) e terça-feira (18) em diferentes áreas do estado.
A instabilidade é provocada pela passagem de uma frente fria formada no fim de semana no Sul do país. Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná receberam alerta vermelho, que indica grande perigo, com possibilidade de chuva de até 100 mm em 24 horas e ventos que podem atingir 100 km/h.
Em São Paulo, o alerta laranja abrange áreas do sul ao centro do estado. A previsão indica acumulados entre 50 mm e 100 mm em 24 horas e ventos de 50 km/h a 100 km/h. A região metropolitana está sob alerta amarelo, com possibilidade de até 50 mm de chuva por dia e rajadas que podem chegar a 60 km/h.
Segundo a Defesa Civil estadual, todas as regiões paulistas estão sujeitas a pancadas de chuva nesta segunda-feira, com potencial para episódios de forte intensidade. Na terça-feira, o cenário permanece semelhante, com variação de nuvens e previsão de chuva em grande parte do território paulista.
O órgão afirma que, embora os modelos não indiquem acumulados extremos na maior parte do estado, há risco de tempestades severas, com possibilidade de alagamentos, deslizamentos, destelhamentos e queda de árvores. No litoral, pode ocorrer agitação marítima e ressaca.
Em Barueri, o Inmet prevê temperatura entre 18°C e 31°C nesta segunda-feira (17). Na terça (18), a oscilação deve ficar entre 17°C e 21°C.
A partir de quarta-feira (19), a frente fria deve se afastar, permitindo o retorno gradual de condições mais estáveis no estado.




