Barueri deve enfrentar temperaturas elevadas nesta segunda-feira (1º), com máxima prevista de 35°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima estimada para o início da manhã é de 17°C. A condição ocorre após um fim de semana de tempo seco na região metropolitana.
A umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% ao longo do dia, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. Índices inferiores a 60% são considerados prejudiciais a grupos mais sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
O Inmet indica que a partir do fim da tarde há possibilidade de pancadas rápidas e isoladas em função da atuação de um sistema de baixa pressão.
Na terça-feira (2), a previsão é de tempo mais abafado, com umidade em torno de 55% e chance de chuva mais forte, acompanhada de raios e rajadas de vento próximas de 40 km/h. As temperaturas começam a declinar a partir de quarta-feira, com a mínima podendo chegar a 14°C na quinta-feira (4).
Para o mês de dezembro, o Inmet prevê chuva acima da média em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte do estado de São Paulo. No Norte, são esperados volumes acima da média especialmente no Tocantins e no Amapá. No Nordeste, Bahia e Piauí devem ter acumulados superiores ao habitual, enquanto o Maranhão pode apresentar redução.
No Centro-Oeste, há previsão de chuva mais intensa em Goiás, no oeste de Mato Grosso e no leste de Mato Grosso do Sul. Já no Sul, o instituto aponta tendência de chuva abaixo da média histórica, com maior impacto no Rio Grande do Sul.




