Barueri e região estão sob aviso de perigo para chuvas intensas nesta segunda-feira (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta vale até o fim do dia e indica previsão de precipitação entre 50 e 100 milímetros, além de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h.
De acordo com o instituto, as condições climáticas elevam o risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas. O aviso abrange também a capital paulista, outras áreas da região metropolitana, o litoral norte e parte do interior do estado de São Paulo.
A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Inpe, aponta que as pancadas de chuva devem persistir ao longo da semana na região. As temperaturas devem variar nos próximos dias, com mínima em torno de 18°C na quarta-feira (28) e máximas que podem chegar a 30°C na quinta-feira (29).
As chuvas recentes têm provocado transtornos, como alagamentos e quedas de energia. Episódios de enchentes registrados nos últimos dias resultaram em mortes na capital, segundo autoridades locais.
O alerta de perigo emitido pelo Inmet nesta segunda-feira também se estende a áreas de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Além disso, o órgão mantém um aviso de perigo potencial para chuvas intensas em grande parte do país, incluindo regiões do Sudeste, Centro-Oeste, Norte, parte do Sul e um trecho do Nordeste, com previsão de acumulados de até 50 milímetros e ventos entre 40 e 60 km/h.




