Na mesma semana em que moradores dos bairros Aldeia, Região Central, Tupanci, Engenho Novo e São Luiz relataram falta d’água à reportagem do Jornal de Barueri, a Sabesp anunciou um reajuste de 6,11% na tarifa de água e esgoto a partir de 1º de janeiro de 2026. A correção foi aprovada nesta segunda-feira (1º) pela Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) e corresponde à inflação acumulada nos últimos 16 meses — intervalo adotado após a privatização da companhia.
Com a atualização, o valor por metro cúbico na faixa residencial entre 11 m³ e 20 m³ passa de R$ 6,01 para R$ 6,40. As novas tarifas valerão para todas as categorias de consumo atendidas pela empresa.
Antes da privatização, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a tarifa não aumentaria. Durante o processo de venda, disse que os reajustes ficariam limitados a um índice de referência previsto em contrato — uma projeção de quanto a tarifa evoluiria caso a empresa permanecesse sob gestão estatal.
Segundo o governo estadual, o reajuste de 6,11% aprovado pela Arsesp ficou cerca de 15% abaixo do índice de referência estabelecido no contrato de desestatização.




