A Prefeitura de Barueri anunciou a implantação de uma nova ciclovia e ciclofaixa que irá interligar os bairros Aldeia de Barueri e Alphaville. O novo trajeto terá início na ponte Akira Hashimoto, seguirá pela Via Parque e chegará ao Parque Ecológico Tietê-Barueri, na divisa com o município de Santana de Parnaíba. A iniciativa faz parte das ações voltadas à ampliação de rotas seguras para ciclistas na cidade.
Atualmente, já é possível circular de bicicleta desde o Jardim Paulista, passando pela Estação Antônio João, na Aldeia de Barueri, até o Parque da Juventude Rubens Furlan Júnior, no bairro Chácaras Marco. A partir desse percurso, o ciclista também pode acessar a Arena Barueri, passando pela região central do município.
Segundo dados da administração municipal, Barueri conta hoje com mais de 16 mil metros de ciclovias e ciclofaixas. A rede inclui o trecho que liga o Parque da Juventude ao Parque Linear, no Jardim dos Camargos, até a Estação Antônio João; o percurso que vai da Avenida João Batista, na Aldeia, ao Boulevard Arnaldo Rodrigues, no Centro, seguindo pelas avenidas Henriqueta Mendes Guerra, 26 de Março e Itaqui até a Avenida Prefeito João Villalobo Quero, na região da Arena Barueri; além de trechos no Jardim Belval e da Estação Antônio João, passando pelas avenidas Bariloche, no Jardim Maria Helena, e Aníbal Correia, no Parque Viana, até o Jardim Paulista.
A maior parte das vias destinadas aos ciclistas possui pistas bidirecionais ou faixas individuais, com sinalização horizontal na cor vermelha. De acordo com a prefeitura, a sinalização busca orientar os usuários e reduzir conflitos com o tráfego de veículos.
A administração municipal informou ainda que estuda novos projetos para ampliar a malha cicloviária. Entre as propostas em análise estão a ligação do Complexo Esportivo Amaro Lopes Billafon, no Jardim Silveira, à estação de trem da ViaMobilidade, no Centro de Barueri, e a criação de um novo trecho entre o Parque Linear, no Jardim dos Camargos, e o Parque Municipal Dom José, na Vila Porto.




