Depois de vencer a Sérvia, o Brasil avança para as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia e enfrenta nesta segunda-feira (2/7) o time no México. A partida acontece às 11h (horário de Brasília), no Estádio Samara.
Com grande êxito, a seleção brasileira passou em primeiro lugar do Grupo E. A Suíça garantiu a segunda vaga e enfrenta na terça-feira (3/7) às 11 horas a seleção da Suécia. A Sérvia e a Costa Rica, que pertencem ao mesmo grupo de Brasil, foram eliminadas da Copa.
Os mexicanos, próximos adversários do Brasil, vão para o jogo ainda meio abatidos devido a última partida contra a Suécia, onde perderam por 3 a 0. Eles só conseguiram se classificar porque a Alemanha, atual campeã do mundo, também foi derrotada pela seleção da Coréia do Sul por 2 a 0.
Olhando a história de confrontos entre o México e Brasil, a posição mais favorável é para os brasileiros. As seleções principais dos dois países já se enfrentaram 40 vezes, com 23 vitórias brasileiras, dez mexicanas e apenas sete empates.
Nas Copas do Mundo, o histórico é ainda mais favorável para a seleção brasileira em termos percentuais: em quatro confrontos, o Brasil soma três vitórias e um empate, justamente no embate mais recente, na fase de grupos da Copa de 2014, em Fortaleza.
Último jogo
A partida contra a Sérvia aconteceu na quarta-feira (27), na Otkrytiye Arena, em Moscou. O primeiro gol da partida foi aos 36 da etapa inicial, em lance envolvendo dois jogadores: o meia Philippe Coutinho fez ótimo lançamento e achou o volante Paulinho livre para tocar na saída do goleiro e marcar.
No segundo tempo, aos 23 minutos, os sérvios provaram do principal veneno: a bola aérea. Até então apagado, o atacante Neymar cobrou escanteio da esquerda, e o zagueiro Thiago Silva se agigantou e cabeceou firme para o fundo das redes.