Equipamento é um dos mais modernos do país e neste mês incluiu novos exames para os usuários
Neste domingo (23), o Centro de Diagnósticos de Barueri completa um ano de funcionamento. Segundo secretário de Saúde da cidade, Dionisio Alvarez, o equipamento é um dos mais modernos do país e segue aumentando o atendimento a cada dia.
“O Centro de Diagnósticos é ímpar no Brasil. Atendemos hoje uma média de 600 pessoas por dia e temos os equipamentos mais completos da América do Sul. São equipamentos que foram importados de vários lugares do mundo”, afirmou Alvarez em recente entrevista ao Jornal de Barueri.
Segundo a gestão, durante o último ano, foram disponibilizados mais de 300 mil exames de imagem e realizados mais de 2,5 milhões de laboratório, distribuídos em mais de 115 tipos de exames de imagens diferentes e mais de 1000 exames de laboratório.
Ainda de acordo com a prefeitura, diferentes serviços têm sido implantados no Centro de Diagnóstico. Somente neste mês, 15 novos exames passaram a ser disponibilizados aos usuários, entre eles, Uretrocistografia feminina, Deglutograma, Trânsito Colonico e Polissonografia Infantil.
Foram disponibilizados mais de 300 mil exames de imagem feitos por meio de encaminhamento médico.
Pandemia
Durante a pandemia da Covid-19, o Centro de Diagnósticos tornou-se referência para a realização de tomografia de tórax de alta resolução, o que contribuiu com o diagnóstico de casos da doença na cidade. “A unidade também virou referência em testes rápidos do novo coronaví- rus”, disse a gestão.
Além disso, mesmo com alguns exames suspensos para a segurança dos usuários, os atendimentos aos pacientes cujo procedimento diagnóstico não poderia aguardar foram mantidos, como o acompanhamento de gestação e casos graves.
“Hoje, todos exames realizados antes da pandemia já estão novamente em operação”, garantiu a prefeitura.




