Dezesseis praias do Litoral Norte de São Paulo estão impróprias para banho nesta semana, segundo o boletim de balneabilidade divulgado na quinta-feira (2) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O levantamento, referente à semana do dia 2 de outubro, aponta que os municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba registraram pontos com qualidade de água considerada inadequada para recreação.
Em Caraguatatuba, as praias da Prainha, Centro e Indaiá estão impróprias. Em Ilhabela, o alerta vale para as praias Viana, Engenho D’Água, Itaquanduba, Itaguaçu, Perequê e Feiticeira. Já em São Sebastião, a recomendação de evitar o banho se aplica às praias Prainha, São Francisco, Arrastão e Preta do Norte. Em Ubatuba, estão impróprias as praias Rio Itamambuca, Iperoig e Itaguá.
A Cetesb orienta que os banhistas evitem entrar no mar em locais sinalizados com bandeira vermelha, que indica balneabilidade ruim. A exposição a essas águas pode representar riscos à saúde, devido à presença de bactérias, vírus e protozoários. A recomendação é que os frequentadores deem preferência a praias classificadas como próprias, onde as condições sanitárias são seguras para o lazer.