21.4 C
Tamboré
sexta-feira, 26 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Confira como solicitar Passe Livre Escolar e Meia Tarifa na EMTU

Publicidade • Anuncie Aqui

Confira como solicitar Passe Livre Escolar e Meia Tarifa na EMTU em cidades como Barueri, Osasco, Carapicuíba e região. A requisição foi disponibilizada a partir desta segunda-feira (10) para alunos e professores. Os interessados devem preencher os formulários de solicitação no site da EMTU.

Na região metropolitana de São Paulo, a EMTU não enviará os cartões para a instituição de ensino. Após o aviso de liberação do benefício no site da EMTU, o titular deverá solicitar seu cartão TOP pelo aplicativo TOP, disponível para Android e IOS, ou em um dos mais de 80 pontos físicos disponibilizados para emissão do cartão que podem ser conferidos no site Bora de Top. Esse mesmo processo de solicitação de benefício é válido para quem já tinha o cartão BOM Escolar em 2021 e que passará a usar o TOP Escolar.

No caso do Meia Tarifa, após o aviso de liberação do benefício no site da EMTU e de posse do seu cartão TOP, o beneficiário já poderá recarregar seus créditos (início da cota: 01/02/2022). Os beneficiários do Passe Livre deverão seguir o seguinte procedimento: após o aviso de liberação do benefício no site e de posse do cartão TOP, devem atualizar em um dos validadores on-line do TOP presentes nos terminais para usufruir do benefício.

Nas outras regiões metropolitanas o procedimento permanece como nos anos anteriores. O passageiro deverá acessar a opção Passe Escolar no site da EMTU e clicar na região metropolitana onde a escola está situada.

A venda dos créditos da cota Meia Tarifa e do Passe Livre Escolar será iniciada a partir de 01/02. Durante o mês de janeiro, férias, não haverá cota para nenhum dos dois benefícios. No Meia Tarifa, pode haver utilização do cartão se houver saldo de créditos.

Quem tem direito ao Passe Escolar na EMTU:

O Passe Livre Escolar isenta alunos do ensino regular, técnico ou superior do pagamento da tarifa para o deslocamento intermunicipal entre a residência e a escola. Conforme prevê a legislação em vigor, o solicitante deve ter renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional, ou integrante de bolsas como FIES, PROUNI, cotas sociais. O estudante que não tiver direito à gratuidade total pode solicitar a Meia Tarifa, que concede desconto de 50% no pagamento da passagem. Já o professor pode requisitar a Meia Tarifa se residir em um município e lecionar em outro na região metropolitana.

O primeiro passo é a instituição de ensino registrada junto à EMTU fazer o cadastramento do aluno ou professor no Portal Parceiros-Instituição de Ensino-EMTU/SP, de acesso exclusivo da escola. Depois desse registro, o interessado deverá acessar o site da EMTU na opção Passe Escolar para preenchimento do formulário, envio de documentos digitalizados previamente, impressão e pagamento da taxa do boleto no valor correspondente a sete tarifas-piso. A liberação do benefício dependerá da análise e aprovação da documentação e do trajeto realizado.

É importante que o estudante ou professor leia atentamente o regulamento do Passe Escolar​ disponível no portal e verifique se possui todos os documentos exigidos pela legislação. No momento do pedido online, a documentação já deve ter sido digitalizada e estar pronta para o envio. Se o processo for feito corretamente, o benefício é liberado em até 10 dias úteis. Caso haja alguma pendência, é possível efetuar a regularização pelo próprio site, enviando a documentação correta, porém o prazo de 10 dia úteis iniciará a partir da data da regularização – a situação da solicitação pode ser acompanhada pelo site.

Números

Em 2021, foram emitidos pela EMTU cerca de 48.651 passes escolares nas cinco regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba), sendo 25.587 Passes Livres e 23.064 Meia Tarifas.

O cartão TOP

O cartão TOP é uma etapa do processo de modernização dos meios de pagamento dos transportes sobre trilhos e linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo, em cidades como Barueri, Osasco, Carapicuíba e região. O TOP irá substituir o cartão BOM gradativamente, permitindo novas funcionalidades sem interferir nos benefícios já proporcionados aos passageiros que utilizam o cartão de transporte atual. Pela primeira vez, uma plataforma permite agregar funções de pagamento de transporte, débito e crédito e, futuramente, diversos outros serviços de relevância ao cidadão.

Entre as outras novidades deste lançamento está a integração do cartão com o aplicativo TOP. Assim como o BOM, o Cartão TOP pode ser usado para embarque nas linhas da EMTU operadas na Região Metropolitana de São Paulo, além da CPTM e Metrô. O passageiro segue contando com o benefício do desconto de R$ 1,50 na integração entre ônibus e trilhos. O processo de substituição do BOM pelo TOP pode ser acompanhado pelo site Bora de Top e mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp do TOP (11 3888 2200) ou nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter (@boradetop).

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também