Com o Sebrae, Barueri dará cursos e crédito para empreendedores

Sebrae já oferece cursos rápidos para microempreendedores (Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri)

Micro e pequenos empresários de Barueri, ou pessoas que tenham um projeto e vontade de empreender, terão uma nova oportunidade para se desenvolver. A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho, em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai oferecer, a partir do segundo semestre, capacitação aos moradores, além de uma linha de crédito para que eles possam investir.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Local. Apenas Barueri e outras quatros cidades paulistas foram escolhidas como municípios pilotos para a ação. “Nossa cidade foi uma das contempladas pelo programa devido aos bons indicadores que o Sebrae tem anotado aqui, por meio dos cursos de formação rápidos que já são oferecidos”, explicou Joaldo Macedo Rodrigues (Magoo), secretário responsável pela pasta de Indústria, Comércio e Trabalho.

Segundo Magoo, o projeto oferecerá capacitação completa e sem prazo de término para aqueles que desejam empreender. Além disso, o Sebrae terá uma linha de crédito de até R$20 mil aos que forem escolhidos pelo programa. “Esse dinamismo eliminará toda a burocracia que os empreendedores têm ao solicitar um empréstimo em bancos, uma vez que vai ser direto entre a instituição e o beneficiado, aumentando as chances de êxito no negócio”, disse.

Além da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho, outras pastas serão parceiros da iniciativa, como a Secretaria da Mulher, Assistência e Promoção Social, Cultura e Turismo e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os órgãos, juntos, apontarão os moradores que possuem o perfil de empreendedor, indicando para o programa.

Moradores que também participam do Programa Meu Futuro, gerido pela administração municipal, de capacitação em dezenas de cursos, também poderão se candidatar a uma vaga no projeto.

Inscrições
O edital do programa e os critérios para a inscrição serão divulgados no final de julho pela Prefeitura de Barueri. A previsão é de que a capacitação tenha início em agosto deste ano.
Ainda de acordo com o secretário Magoo, o local das aulas ainda está sendo definido pela gestão. “ Pretendemos fazer algo descentralizado pelos bairros, nos centros comunitários e bibliotecas municipais, por exemplo”, finalizou.