22.1 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Home Educação Estudante da FIEB apresenta projeto empreendedor e é selecionada pela Embaixada dos EUA

Estudante da FIEB apresenta projeto empreendedor e é selecionada pela Embaixada dos EUA

0
Estudante da FIEB apresenta projeto empreendedor e é selecionada pela Embaixada dos EUA
Jaqueline Souza tem 17 anos e cursa contabilidade na FIEB do Jd. Paulista (Arquivo Pessoal)

A estudante do 3º ano do Ensino Médio/Técnico da FIEB do Jardim Paulista, Jaqueline Marques Souza, de 17 anos, foi selecionada entre 6 mil inscritos pela Embaixada dos Estados Unidos e participará de intercâmbio cultural no país em julho.

A moradora do Jardim Paulista, que cursa contabilidade, conta que em agosto de 2021 decidiu criar um projeto virtual, por conta da pandemia, para incentivar jovens à se aproximarem do mundo empreendedor. “Eu tenho muita afinidade com empreendedorismo, meus pais foram comerciantes por muito tempo. Já participei de competições nacionais e internacionais, como da Universidade ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)”, disse.

Jaqueline ressaltou que percebeu que havia uma necessidade grande de trazer empreendedorismo para as escolas e aos jovens no geral. “Para que eles pudessem criar projetos na sua comunidade e também seu próprio negócio”, falou.

A jovem de 17 anos implantou então, o “Fora da Caixinha”, um ação em parceria com o Clube de Empreendedorismo Juvenil. Foram selecionados por ela cerca de 30 participantes, que acompanhavam aulas aos sábados no Clube e, na sequência, com a Jaqueline mediando uma hora de discussão sobre o tema abordado, dinâmicas, queez, entre outras ações.

Participação Jovens Embaixadores

Em fevereiro, Jaqueline Souza resolveu se inscrever no Programa de Jovens Embaixadores, oferecido pela Embaixada dos Estados Unidos desde 2002. Os aprovados passam por um intercâmbio cultural nos EUA de duas semanas com tudo pago, que acontecerá no mês de julho. “Percebendo que eu tinha todos os requisitos, me inscrevi e foi um processo muito extenso com prova escrita, entrevista oral e por fim eu fui selecionada entre os 50 jovens reconhecidos como jovens lideres de suas comunidades”, comemora.

No geral, segundo ela, tinham sido registradas cerca de 6,4 mil inscrições. Em Barueri, é a primeira vez que uma participante do processo é escolhida. “Estou muito feliz por carregar o nome da minha escola e da minha cidade comigo. Se não fosse a educação que eu recebi e a ajuda dos meus professores talvez eu não teria conseguido”, ressaltou.

O projeto Fora da Caixinha

O projeto promove o desenvolvimento de conhecimento técnico, conexões, visão empreendedora e habilidades na juventude brasileira por meio de encontros virtuais, conversas com empreendedores, dinâmicas de interação e concursos de ideias. Com o objetivo de incentivar os jovens a liderar suas iniciativas, identificando, projetando e implementando soluções para resolver problemas sociais e econômicos em sua comunidade ou na sociedade em geral.