Prefeito Furlan passa por mais dois procedimentos cirúrgicos nesta sexta-feira (15)

furlan cirurgia barueri
Prefeito fará troca da válvula do coração e colocação de uma ponte safena (Reprodução/Facebook)

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, passa por dois novos procedimentos cirúrgicos no coração, na manhã desta sexta-feira (15), depois de ter sido identificado um estreitamento também na artéria circunflexa.

Na quinta-feira (14), ele realizou um procedimento de cateterismo. A intervenção ocorreu dentro da normalidade, segundo informações do secretário de Saúde do município, Dr. Dionísio, que o acompanha, mas a cirurgia foi necessária e envolverá dois procedimentos, a troca de uma válvula da região da aorta e a colocação de uma ponte de safena na região mamária.

Afastamento
O prefeito licenciou-se do comando da gestão para a cirurgia no coração. Ele ficará afastado por 20 dias e, enquanto isso, o vice-prefeito Roberto Piteri assume a gestão. A licença foi aprovada pelos vereadores em sessão extraordinária. “Vou trocar uma válvula do coração. A recuperação é difícil, exige cuidados. Peço orações”.

País
De acordo com um levantamento da SBCCV (Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular), ano base 2021, são realizadas cerca de 100 mil cirurgias cardiovasculares por ano. Mas, no ano passado, por conta da pandemia, 60 mil pessoas ainda aguardavam na fila para fazer o procedimento.