21.2 C
Tamboré
quinta-feira, 28 março 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Meio ambiente promove mais uma reunião das comissões internas de coleta seletiva

Publicidade • Anuncie Aqui

Realizou-se no auditório do Senai Barueri nesta quinta-feira, dia 11, o 7º Encontro das Comissões Internas para Coleta Seletiva. Cada uma das 20 secretarias municipais têm uma equipe composta por três membros.

As comissões se reúnem semestralmente desde 2014 para sugestões e troca de experiências. Yara Garbelotto, diretora do Departamento de Planejamento Ambiental da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) abriu os trabalhos e passou a palavra ao secretário da pasta Marco Antônio de Oliveira (Bidu).

O secretário destacou as dificuldades e os avanços de Barueri. Anunciou a boa classificação no Programa Verde Azul do Estado de São Paulo (primeiro na região da Cioeste e terceiro na Grande São Paulo). Apesar do salto de 51 posições na classificação geral (o município está em 122º), ele ainda não está satisfeito: “Precisamos melhorar”, afirmou.

Bidu informou que em breve haverá a implantação do Samu veterinário (viatura para transporte urgente de animais), uma usina de energia solar no aterro sanitário e a reforma do Parque Dom José, dentre outras. “Os recursos vêm da compensação ambiental, portanto, não estamos onerando os cofres do município”, declarou.

A convidada especial do evento foi a jornalista Natasha Keber, da Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), que tem um trabalho em pleno funcionamento naquele órgão.

Ela fez uma exposição ilustrada comprovando que a reciclagem é muito boa por não agredir o ambiente e também por ser rentável. Explicou a necessidade da mudança de hábitos e a conscientização das pessoas ao redor.

A divisão da plateia em vários grupos de estudos aguçou a curiosidade sobre os temas discutidos. As dúvidas foram esclarecidas ao final dos trabalhos por Natasha e por membros da Cooperyara.

Essa cooperativa de Barueri garante renda superior a R$ 1.200,00 a cada um dos seus 58 integrantes. No Brasil somente 3%  do lixo é reciclado.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também