Transportes Metropolitanos terão mudanças na operação durante a Páscoa

transportes metropolitanos terão mudanças de horário na páscoa
As linhas terão maior período de intervalo (Divulgação)

No feriado de Páscoa, entre a Sexta-feira Santa (15) e o domingo (17), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação. A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

CPTM – Na sexta-feira (15), todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia noite, com intervalos médios programados para domingo. No sábado (16) e no Domingo de Páscoa (17), os intervalos médios serão os normais programados de sábado e domingo, respectivamente. Havendo necessidade, a companhia terá trens à disposição nos horários de pico.

EMTU – Na Sexta-feira Santa (15), todas as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de domingo. Já nos dias 16 e 17, os serviços operam com tabela horária normal de sábado e domingo, respectivamente. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô – As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão a operação, na Sexta-feira Santa (15), equivalente a de um domingo. Nos dias 16 e 17, a operação seguirá normalmente para sábado e domingo. Também haverá monitoramento ininterrupto da operação e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

ViaQuatro e ViaMobilidade – Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a oferta de trens será igual a de domingo na sexta-feira Santa (15). Nos dias 16 e 17, a operação seguirá normalmente para sábado e domingo. Com base no monitoramento feito pelas empresas concessionárias, haverá a inclusão de mais trens, de acordo com a demanda. A estação Vila Sônia, na Linha 4-Amarela, permanecerá fechada nos três dias (15, 16 e 17). Nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, entre os dias 15 e 17 (sexta a domingo), as linhas vão funcionar das 4h à meia noite.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.