Em enquete sobre mobilidade, trânsito e transporte são as principais queixas

Mobilidade Urbana Barueri
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, Barueri tem uma frota de mais de 119 mil veículos (Emanuel Assis/Arquivo Secom Barueri)

Uma enquete feita nas redes sociais do Jornal de Barueri, nesta quinta-feira (21), revelou que a maioria dos respondentes, que inclui moradores e pessoas que trabalham ou utilizam a cidade para serviços, aponta o congestionamento e a situação do transporte público como os maiores problemas relacionados à mobilidade urbana.

A falta de ciclovias e as más condições das calçadas também foram queixas apontadas pelos participantes da enquete. A maior parte deles reside no Jardim Belval e Engenho Novo.

Apesar da insatisfação com o transporte público, a passagem do ônibus municipal aumentou de R$ 4,50 para R$5, na quinta-feira (21).

De acordo com dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) de 2021, Barueri tem uma frota de 119.089 veículos. Além disso, um Raio X do órgão mostrou que, no final do ano passado, a cidade possuía 26 linhas municipais de ônibus, 170 coletivos e o transporte diário de 80 mil passageiros.

Plano de mobilidade
O Plano de mobilidade urbana, que está sendo elaborado pela Prefeitura de Barueri, é a esperança para trazer melhorias na área. A população pode participar dando sugestões. Basta preencher um formulário, com 16 perguntas.

De acordo com a pasta recém-criada, o objetivo do levantamento é obter respostas que guiem as melhorias para a qualidade de vida e segurança da população.

O formulário estará disponível até o dia 10 de maio, pelo link: portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/mobilidade-urbana/plano-mobilidade. O questionário possui perguntas sobre iluminação pública, local de moradia e principais rotas de deslocamento, dificuldades ao longo dos trajetos feitos com frequência, desejos para ampliação de ciclovias, problemas com calçadas, entre outras.

Desafios
A previsão é de que até julho as etapas de trabalho sejam finalizadas. De acordo com André Costa, arquiteto da Risco Arquitetura Urbana, empresa contratada para elaborar o plano, o desafio está em apresentar soluções para as barreiras urbanas do município – rio Tietê, a linha ferroviária e a rodovia Castello Branco, além de integrar espaços não contíguos, mais isolados, do território da cidade.

Obras
Algumas obras ‘prometem’ ajudar a desafogar o trânsito no município. Uma delas é a dos novos acessos da Castello Branco, que contemplará o trecho de Barueri; iniciada em Osasco na quarta-feira (20).

Outra obra, esta municipal, em andamento, é o alargamento e duplicação de um trecho da avenida João Batista Soares e da rua Saburo Sumiya, na Aldeia de Barueri.