17.4 C
Tamboré
sábado, 20 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Em Barueri, motociclistas são as principais vítimas no trânsito

Publicidade • Anuncie Aqui

Os motociclistas são as maiores vítimas de acidentes fatais em trânsito de Barueri, de acordo com dados coletados pela reportagem junto ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito-Infosiga-SP. O município segue a tendência do Estado, onde os óbitos de condutores de moto representam mais de 35% das ocorrências.

Conforme o relatório divulgado na última semana pelo Governo Estadual, Barueri fechou o primeiro quadrimestre deste ano com 12 mortes em trânsito. Desse total, oito tiveram como vítimas motociclistas.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a cidade anota uma ocorrência a mais, uma vez que em 2018 teve 11 óbitos em tráfego nos quatro primeiros meses do ano. De janeiro a dezembro, foram registradas 36 mortes decorrentes de acidentes em trânsito, segundo em 22 delas, as vítimas eram os condutores de motocicletas.

Ao longo dos quatro primeiros meses deste ano, os acidentes no município foram, em maioria, choque (5), colies (5) e atropelamentos (2). O perfil da vítima continua sendo homens, entre 30 e 34 anos, que se acidentam em vias municipais.

De acordo com Cecília Damasceno, coordenadora do Grupo de Resgate do Estado de São Paulo, a imprudência ao dirigir são as maiores causas dos acidentes nos últimos anos, sobretudo, dos motociclistas. “O excesso de velocidade misturado com o consumo de álcool e uso de celular no volante ainda acontecem com frequência e é necessário a conscientização do motorista para poder evitar esses graves acidentes”, disse.

Dados do Sistema único de Saúde (SUS) apontam que  80% das internações da rede pública de estão ligados a acidentes com motos. Em 2018, foram realizadas 26.229 internações de pessoas envolvidas em acidentes. Do total, 22.581 (86%) eram motociclistas, enquanto as outras 3.818 envolveram carros.

Para melhorar os indicadores de acidentes de trânsito, a Prefeitura têm investido em ações de conscientização, como as que acontecem ao longo do Maio Amarelo, com a realização de palestras e a distribuição de folhetos educativos. A gestão também iniciou a instalação de radares e lombadas eletrônicas em diversos pontos do município, conforme informou a anteriormente.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também