CCR ViaOeste promove ação educativa para ciclistas em Barueri

blitz ciclistas barueri
A ação acontece na Alameda Araguaia, a partir das 7h (Divulgação/CCR ViaOeste)

A CCR ViaOeste promoverá neste domingo (14) uma blitz educativa para ciclistas em Barueri. A ação será realizada na Alameda Araguaia, no bairro de Alphaville. As atividades marcam o Dia Nacional do Ciclista, celebrado em 19 de agosto.

No período das 7h às 11h, os ciclistas que passarem pelo local receberão material informativo, dicas de segurança além de pontos para hidratação e alimentação. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri – SEMURB e da seguradora Porto Seguro.

A equipe de segurança viária da CCR ViaOeste fará a “oficina do ponto cego” em um caminhão com demonstrações práticas dos pontos em que os motoristas de veículos pesados não possuem visão do entorno, podendo, assim, causar acidentes envolvendo ciclistas.

A temática da segurança envolvendo o consumo de bebidas alcoólicas e direção também será abordada com disponibilização de um óculos simulador de embriaguez onde o ciclista poderá vivenciar os efeitos causados pela ingestão excessiva de álcool.

 Dicas de segurança:

– De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório pedalar sempre no mesmo sentido da via;

– Utilize sempre equipamentos de proteção, como capacete e luvas;

– Não use fones de ouvido, pois é fundamental ouvir a movimentação de outros veículos na via e melhora a atenção sobre o que está à sua volta;

– Vista roupas claras, e se possível, utilize colete refletivo. No período noturno, utilize faróis, lanternas ou piscas para sinalizar a sua presença e dê preferência por pedalar nas ciclofaixas e vias com iluminação pública;

– Se for pedalar em grupo, nunca ande lado a lado. Façam uma fila indiana e siga um atrás do outro.