25.6 C
Tamboré
terça-feira, 23 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri tem frota de ônibus completamente adaptada às pessoas com deficiência

Publicidade • Anuncie Aqui

Um estudo divulgado, na última semana, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstrou que menos da metade das cidades brasileiras tinha frota de ônibus adaptada para pessoas com deficiência em 2017. Na contramão do país, Barueri possui todos os veículos de transporte público completamente acessíveis.
A constatação faz parte da pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic), que analisa as características municipais com dados fornecidos por integrantes do poder público em todas as 5.570 cidades do país. De acordo com o levantamento, entre os 1.679 municí- pios que dispunham de serviço de transporte coletivo por ônibus intramunicipal, apenas 197 (11,7%) estavam com a frota totalmente adaptada, 820 (48,8%) possuíam os veículos parcialmente adaptados e 662 (39,4%) registravam ônibus sem adaptação.

Tornar os veículos de transporte público acessíveis como forma de garantir o deslocamento de pessoas com deficiência está previsto na Constituição Federal de 1998. Desde 2004, o Governo Federal determinou que todas as cidades tinham que ter frotas 100% adaptadas. O prazo para a adoção dos sistemas se encerrou em dezembro de 2014.

Há em Barueri aproximadamente 189 ônibus e todos seguem os padrões e normas de acessibilidade previstos em lei. Os veículos possuem elevadores para cadeirantes, assento especial para idosos, gestantes e obesos, área especial para pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia e piso antiderrapante.

Plano Municipal
O Munic apontou ainda que Barueri não possui um Plano Municipal de Transporte, conhecido como plano de mobilidade urbana. No início do ano, o Ministério das Cidades determinou que todos os municípios deveriam elaborar o documento até abril de 2019. Se não cumprir, a cidade não acessa recursos federais.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também