Para agilizar atendimento, Procon de Barueri adota agendamento on-line

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Órgão fica localizado no Ganha Tempo de Barueri (Divulgação/Secom Barueri)

Para agilizar o atendimento aos munícipes, o Procon de Barueri passou a adotar o agendamento on-line. Agora, a espera não leva mais do que 10 minutos, segundo a coordenadora do órgão na cidade, Katia Tomita.

O interessado pode acessar a página do Ganha Tempo no site da Prefeitura ou no link do próprio Procon estadual, clicando aqui. Ao protocolar o agendamento da queixa no sistema, o cidadão também é informado sobre quais documentos devem ser levados quando for ao órgão, localizado no setor amarelo do Ganha Tempo (Avenida Henriqueta Mendes Guerra,550).

“Antes as pessoas chegavam sem nada e precisavam voltar depois com a documentação adequada. Agora os documentos já são informados no momento do agendamento digital”, completou Kátia.

Prazo de resposta

Atualmente, quando é feita uma reclamação, o Procon abre uma CIP (Carta de Informações Preliminares), encaminha para a empresa que está sendo contestada e aponta um prazo de 20 a 30 dias para a resposta. Depois disso, os técnicos do Procon avaliam se o caso é de promover uma audiência de conciliação ou de remeter o assunto à Justiça, geralmente o Tribunal de Pequenas Causas.

Reclamações

Em 2021, o Procon de Barueri anotou 10.594 atendimentos. Neste ano, de janeiro até abril, foram 4.625 queixas. A maioria, tanto no ano passado quanto em 2022, diz respeito a cobranças indevidas por parte da ENEL, empresa de distribuição de energia elétrica.