Ipem registra dez reclamações de Barueri, maioria sobre postos de combustíveis

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Maioria das reclamações se refere a bombas de combustíveis (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo proteger o consumidor, registrou neste ano dez reclamações de Barueri.

Foram cinco demandas sobre bombas medidoras de combustíveis, sendo uma procedente; três improcedentes e outra segue em atendimento.

Uma reclamação referente ao peso do botijão de gás 13kg, com análise improcedente e quatro solicitações em relação a segurança de aparelhos eletrodomésticos, todas estas estão em análise.

Estado de São Paulo

De janeiro a julho, no Estado de São Paulo foram 1.829 atendimentos. Desses, 1.040 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 789 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 597 casos foram fiscalizados e concluídos e 192 se encontram em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 130 foram reprovados.

Itens têxteis com 90,9% de reclamações, segurança em aparelhos eletrodomésticos com 82,8%, e serviços de reforma de pneus com 51,9%, lideram o número de denúncias procedentes.

Instalação de Sistemas de GNV em veículos, segurança em brinquedos, manutenção de extintores de incêndio, dispenser de GNV, extintores de incêndio, balanças, peixe glaciado embalado, bombas medidoras, entre outros, também estão nos destaques do ranking.

Como reclamar

Ao suspeitar de uma possível irregularidade, o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo.

É importante que a população tenha certas informações para denúncia, que auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam na nota fiscal. Principalmente, ao denunciar bombas medidoras de combustíveis.

Nesse caso, os dados da nota, o nome do posto, razão social do estabelecimento, CNPJ, endereço completo, combustível abastecido, e se possível, qual bomba abasteceu o veículo. Dessa maneira, o fiscal ao apurar a denúncia, vai direto na bomba suspeita.

O contato com a Ouvidoria pode ser feito telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br. Para mais informações, acesse o site.