Com dois projetos inteligentes, Barueri recebe o prêmio Inova Cidade 2022

App Barueri
Aplicativo da cidade, APP Barueri está entre as iniciativas inteligentes que conectam população à gestão (Karina Borges/Secom Barueri)

Na noite de terça-feira (24), Barueri recebeu o prêmio Inova Cidade 2022, concedido pelo Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br), que está em sua 9ª edição.

O município teve dois projetos selecionados, entre 24 no total selecionados, o “Inovação Barueri” e “Barueri Inteligente e Sustentável”. Ao todo, 96 iniciativas foram inscritas na premiação. O SCB avaliou os “impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade”.

Para Jonatas Randal, administrador do CIT (Centro de Inovação e Tecnologia), setor responsável pelos projetos e sua implantação na cidade, esses prêmios provam que Barueri de fato vive o que prega. “’Cidade Inteligente e Sustentável’ é muito mais do que um slogan, é um princípio, uma linha de trabalho, é uma política pública colocada em prática em Barueri. E esses prêmios são importantes porque eles mostram que todo o empenho que vem sendo realizado para honrar esse slogan é real e vem surtindo efeitos concretos na vida das pessoas em diferentes esferas”, disse.

Os Projetos

O primeiro, é uma iniciativa que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas cientificas, tecnológicas e de inovação, constituindo-se, também, em espaço de interação empresarial/acadêmica para o desenvolvimento de soluções que propiciem benefícios socioeconômicos para a sociedade; melhorar qualidade de vida; alavancar a economia, fomentar o uso de tecnologias de alto custo e de difícil acesso e incentivar empreendedorismo e o desenvolvimento diversificado de soluções para os problemas da cidade.

Um levantamento de dezembro de 2021 pelo Smart Cities, contabilizou +70 projetos do Inovação no município, incluindo: +18 empregos gerados através dos cursos com empresas parceiras; 3 projetos de realidade aumentada; +40 mentorias realizadas com estagiários; +250 inscritos nos cursos avançados com ênfase em tecnologia; 2 apps Android; e +7 projetos com a Impressora 3D.

Qualidade de vida
Já a segunda proposta de Barueri premiada, se baseia na definição de que uma cidade inteligente é a que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e sua competitividade, enquanto garante o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras com relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Segundo a gestão, os projetos visam facilitar “o acesso dos cidadãos aos serviços municipais por meios digitais e aumentar a eficácia e eficiência da administração municipal”.

Outros Destaques

O Smart Cities também citou outras iniciativas relevantes da cidade. Câmeras Ao Vivo: no período de 20/06/2018 a 24/08/2020, mais de 150 mil usuários acessaram as câmeras ao vivo, foram mais de 800 mil visualizações;
Wi-FI Grátis: antes de 2018 não havia Wi-Fi grátis na cidade e este projeto inovou, como mostra diversos depoimentos da população atestando a qualidade do serviço;
Saúde – BI Online: antes da informatização da saúde, não era possível saber quanto tempo o cidadão esperava em cada um dos processos de atendimento, o que impossibilitava a criação de estratégias de melhoria no serviço;
Semáforos Inteligentes: nas vias onde estão instalados os semáforos inteligentes, foi verificado uma melhoria de 30% no fluxo do trânsito;
APP Barueri: antes do APP Barueri, o contato da população com a prefeitura era presencial e burocrático, sem a garantia de uma resposta ao cidadão. A partir do APP Barueri uma revolução ocorreu, pois o cidadão passou a ter respostas de forma rápida, eficiente e online;
Barueri Sem Papel: projeto que eliminou o uso de papel, tanto entre os órgãos municipais quanto na relação da administração pública com os cidadãos.