21.7 C
Tamboré
quinta-feira, 25 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Pela campanha Janeiro Branco, Secretaria da Mulher de Barueri realiza programação

Publicidade • Anuncie Aqui

 

Dados de um estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostraram que o Brasil é o país que lidera o ranking de depressão e ansiedade causadas pela pandemia. Segundo a pesquisa, 63% dos brasileiros maiores de 18 anos apresentaram relatos de ansiedade e 59% sintomas de depressão. 

Para chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional, durante todo este mês, acontece a campanha Janeiro Branco, que foi criada em 2014. 

Em prol da iniciativa, neste mês, a Secretaria da Mulher tem realizado diferentes ações. A pasta informou que detectou problemas relacionados à saúde emocional no atendimento às frequentadoras. 

No dia 27, por exemplo, terá um encontro presencial “Mãe cuca legal”, às 10h, com a psicóloga Patrícia Novah Salomão e a assistente social Lídia Lopes Silva Reis. A ação será na sede da secretaria (Av. Sebastião Davino dos Reis, 756). 

Além disso, um painel para colorir, chamado Jardim florido, foi montado na secretaria, em que as frequentadoras podem contribuir com a pintura. O objetivo é trazer um efeito terapêutico, entreter e conscientizar sobre a importância nos cuidados com a saúde mental.

Atendimento 

A Prefeitura de Barueri informou à reportagem que o município oferece atendimento psicológico, psiquiátrico e de terapia ocupacional aos moradores e que conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): o Infantojuvenil, o Adulto e o Álcool e Drogas.  

“A porta de entrada é sempre a UBS. Casos mais urgentes, como crises, surtos, tentativas de suicídio podem ser levados diretamente ao CAPS, que tem livre demanda. Nesse caso, a pessoa deve chegar às 7h”, explicou a gestão. 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também