Para turbirnar Saúde, gestão inicia construção de UBS no Engenho Novo

Unidade do Engenho Novo terá 14 salas de atendimento médico (Foto: Mike Fontana/Secom Barueri)

Para ampliar e melhorar o atendimento na área da Saúde, apontada pela população barueriense como um dos maiores anseios, em enquete realizada neste ano pelo 30, a gestão entregará quatro Unidades de Saúde até o fim de 2019, entre construídas e adaptadas. Iniciada nessa semana, a construção da UBS Engenho Novo vai se juntar aos novos postos no Vale do Sol, Jardim Tupan e no Jardim Maria Helena.

No Engenho Novo, a unidade ficará localiza na Rua Maria de Fátima, próximo aos conjuntos habitacionais na região. A gestão iniciou a limpeza de terrenos e colocação de tapumes, entre outros serviços, para a realização da obra.

Erguido em um terreno de 2.943 metros quadrados e área construída de 1.431 metros quadrados, o prédio terá 14 salas de atendimento médico e contempla recepção, salas de triagem, espeta, vacina, coleta, inalação, curativo e odontologia, oito consultórios adultos, dois ginecológicos, quatro de pediatria, além de administração e farmácia.
Haverá estacionamento e espaço específico para armazenamento de lixo (inclusive o do tipo hospitalar).

Reforma
Outro bairro atendido com a ampliação de oferta na área será o Maria Helena. A Prefeitura está reformando e adaptando o prédio da Biblioteca Municipal Oswaldo Eleutério para a implantação de uma unidade de saúde no local.

O espaço fica localizado na Avenida Giovanni Atílio Tolaine, nº 37. Os trabalhos foram iniciados no mês passado e a previsão de conclusão é para junho de 2019.
A UBS terá sala de curativo, coleta, vacina, reidratação, inalação, farmácia, odontologia, consultório para adultos e crianças, além de uma administração. O terreno mede 1.740,84 metros quadrados, sendo 690,35 metros quadrados de área construída.

De acordo com a administração municipal, o projeto inclui reforma de toda a parte interna, com remodelação, novos revestimentos, demolição e construção de paredes, adequação de portas e janelas, calçada, piso tátil e comunicação visual.