18.8 C
Tamboré
sexta-feira, 19 abril 2024
Home Saúde Para marcar Dia Mundial do Doador de Sangue, Banco de Sangue do HMB funciona sábado (24)

Para marcar Dia Mundial do Doador de Sangue, Banco de Sangue do HMB funciona sábado (24)

0
Para marcar Dia Mundial do Doador de Sangue, Banco de Sangue do HMB funciona sábado (24)
Processo total de doação demora, em média, 50 minutos (Foto: Divulgação Secom Barueri)

Para marcar do Dia Mundial do Doador de Sangue, que ocorre no domingo (25), o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Barueri (HMB) estará de portas abertas no sábado (24), entre 8h e 12h.

Para realizar a doação é preciso estar em boas condições de saúde ter mais de 18 anos; pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas; estar alimentado e apresentar documento original com foto recente na hora da doação. É

importante ressaltar que há um tempo correto para realizar a doação diante de algumas condições. Lactantes, por exemplo, só podem doar sangue após 12 meses da data do parto e pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela devem aguardar quatro semanas para fazer a doação.

Como funciona

O processo total de doação, que demora em média 50 minutos, consiste em preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial, coleta de 450 ml de sangue e consumo de lanche na cantina do banco. Após a doação, é preciso manter o curativo local por pelo menos quatro horas, evitar esforço físico, beber bastante líquido e não ingerir bebidas alcoólicas.

O Ministério da Saúde ressalta a importância da doação, já que este ato voluntário pode ajudar pessoas que se submeteram a intervenções médicas de grande porte e alta complexidade, como transfusões, transplantes e intervenções oncológicas, além de pacientes com doenças crônicas graves e em situações de emergência. Vale lembrar que uma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Onde fica

O Banco de Sangue está localizado piso térreo do HMB (Rua Ângela Mirela, 354 – Vila Dom José, Barueri) e funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h. Para mais informações, (11) 2575-3375 ? Em relação às dúvidas sobre condições para doação, é possível consultar a relação de impeditivos no site da Pró-Sangue.