Para avançar na Saúde, prefeito Furlan amplia serviços nos bairros

Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville

Ao ingressar no seu 5º ano de mandato à frente da administração de Barueri, o prefeito Rubens Furlan diz que os seus primeiros anos foram “correndo” atrás do prejuízo.

Depois de realizar uma série de medidas emergenciais, para tentar desafogar a saúde da cidade, o gestor entrega neste ano diversos equipamentos que prometem sanar boa parte das demandas e problemas na área, ampliando serviços pelos bairros.

“A saúde estava muito desorganizada. Só para recuperar o Hospital Municipal, tivemos que gastar R$ 42 milhões para indenizar os funcionários. Tivemos que construir mais coisas na área, para diminuir a fila de espera e a demanda, que eram muito grande. A maioria deles já vão ser entregues agora”, disse o prefeito, em entrevista ao Jornal de Barueri.

Na próxima semana, a administração fará a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale do Sol, localizada na Rua Oniroco e a Rua Mississipi. “Será um equipamento muito importante, porque irá desafogar as UBS do Parque dos Camargos e do Jardim Paulista, que hoje atendem “mal” devido ao grande volume de gente e demanda. Também faremos a inauguração do Centro de Hemodiálise”, explicou o prefeito.

Ainda de acordo com o gestor, uma das suas grandes lutas é a busca por leitos em hospitais. “Reivindicamos junto a administração paulista, mas ao mesmo tempo não podemos ficar parados. Por isso estamos construindo um hospital misto, que terá leitos, o Pronto-Socorro do Jardim Paulista”, disse Furlan.

Com a nova administração das cidades paulistas, que tem sob comando o governador João Doria, a esperança é de que as cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) ganhem um Hospital Regional, promessa de campanha do gestor.

00Segundo Furlan, após o aniversário de Barueri, ele entrará em tratativas com o governador para apresentar um projeto sobre a construção da unidade na cidade. “Temos um terreno de aproximadamente 40 mil metros quadrados na região do Jardim Paulista. Vamos reivindicar 374 leitos ao Doria”, afirmou o prefeito. Segundo Furlan, há 30 anos o Estado não entrega novos leitos na região.

A provável concretização do projeto foi sinalizada após visita dos secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB) e de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, além da deputada federal Bruna Furlan (PSDB) e do gestor no Hospital Municipal de Barueri (HMB), na segunda-feira (18).

Educação  
Os investimentos na área da educação são outra prioridade de Rubens Furlan. Depois de fazer medidas paliativas no início de seu governo, como reformas básicas de escolas, para que os alunos pudessem ter uma estrutura mínima de aprendizado, o gestor apostou na construção de novas unidades, programa de aprendizado, como o Primeira Infância, e em uma parceria, inédita, para o Google For Education para a rede de ensino.“Compramos tablets, retroprojetores, computadores e oferecemos treinamento aos docentes. Quero finalizar o meu mandato com Barueri entre as 10 melhores do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, conclui.