20.3 C
Tamboré
quinta-feira, 28 março 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri aborda a saúde integral do homem no Novembro Azul

Publicidade • Anuncie Aqui

Homem não vai ao médico. Esse já é um conceito conhecido, e não por acaso. De acordo com o estudo “Um Novo Olhar Para a Saúde do Homem”, realizado entre junho e julho deste ano com 2.405 membros do sexo masculino de todo o Brasil, mais de um terço dos homens estudados admitem não ir a médico ao menos uma vez por ano. 37% dos homens com até 39 anos e 20% daqueles acima dos 40 admitem só procurar um serviço especializado quando se sentem mal. O quadro é ainda pior quando considerados os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde): sobem, respectivamente, para 47% e 28%.

Um dado alarmante que aparece na pesquisa e não costuma ser muito abordado é a atual fragilidade emocional dos homens brasileiros. Os resultados mostram que 63% deles sentem ansiedade, 46% sentem tristeza e 23%, depressão. Tais dados comprovam que é urgente cuidar da saúde do homem em sua totalidade.

É por isso que a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou uma campanha ainda mais abrangente neste Novembro Azul, chamando a atenção de todos para a importância de cuidar da saúde masculina em sua integralidade e incentivando-os a buscar mais as unidades de saúde, realizando acompanhamento médico periódico.

“Culturalmente o homem não procura assistência à saúde, essa é uma característica feminina através da procura por seu ginecologista. Precisamos mudar o conceito, o homem também deve procurar seu médico, também deve ter um médico de referência na Unidade Básica de Saúde”, ressalta a coordenadora da Atenção Especializada de Barueri, Juliana Pinto Pacheco.

O homem na sua integralidade

A campanha de viés mundial, normalmente conscientiza com relação ao câncer de próstata, segundo tipo de câncer que mais acomete os brasileiros, especialmente a partir dos 50 anos, levando a óbito um homem a cada 38 minutos, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). Mas a cor azul do mês nasceu antes, com o alerta sobre o diabetes mellitus, que deu origem ao movimento, desde 2007, graças à celebração do Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro – uma doença silenciosa que atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo.

Em Barueri, com o mote “prevenção e cuidado com a saúde integral do homem”, a campanha destaca, além do câncer de próstata e do diabetes, males como hipertensão, obesidade, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids, tabaco, álcool e drogas. Para tanto, irá realizar diversas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSS), com palestras, rodas de conversa, caminhadas e outras iniciativas de conscientização para atrair mais os homens. As unidades irão mostrar que o câncer tem cura e muitas doenças podem ser evitadas com uma readequação no estilo de vida, começando com uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicas e visitas regulares ao médico.

Para finalizar, um evento principal, intitulado “1º Encontro Municipal do Homem”, reunirá todas as secretarias no CAP (Centro de Aperfeiçoamento de Professores) no dia 26, às 10h, com uma programação que priorizará melhores abordagens para um cuidado completo à saúde masculina.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também