30.2 C
Tamboré
terça-feira, 16 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Neste ano, Barueri anotou aumento no número de casos de dengue

Publicidade • Anuncie Aqui

De janeiro a outubro, foram 60 ocorrências. Cidade realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Neste sábado (20), é celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue para promover a conscientização e mobilizar iniciativas de prevenção. A data se mostra ainda mais importante visto que, em 2021, Barueri registra um aumento no número de casos da doença em relação a 2020. 

Segundo dados da prefeitura, de janeiro a outubro deste ano, 60 ocorrências de dengue foram confirmadas no município barueriense, ante 40 no mesmo período de 2020. A alta foi de 50%. Neste mês, em menos de 20 dias, três casos já estão em investigação. 

Como forma de combater o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, a administração municipal investe em diferentes ações de prevenção. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde, por meio da DTE Controle de Zoonoses-Vigilância de Arboviroses, trabalha regularmente realizando visitas domiciliares programadas, para bloqueio de criadouros em todos os casos suspeitos notificados e por solicitação ou denúncias. 

“Temos por objetivo principal registrar ocorrências, averiguar, orientar e mobilizar a população na eliminação de ‘criadouros de mosquito’ dentro de suas casas e assim reduzir os índices de infestação e risco de epidemias de Dengue, Chikungunya e Zika, assim como detectar e prevenir riscos de outras arboviroses como a Febre Amarela”, apontou a gestão. 

Há ainda um trabalho de educação em saúde com realização de palestras sobre o tema. “Veiculamos matérias em meios de comunicação para orientar e mobilizar a população quanto aos riscos e os cuidados necessários”, informou. 

Sala de Situação das Arboviroses

 Além das ações citadas, a prefeitura informou que, neste ano, reativará a Sala de Situação das Arboviroses. 

“Isso ampliará as atividades articuladas entre as diversas Secretarias da Administração Pública, potencializando as atividades educativas e de mobilização social”, destacou.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também