Hospital Francisco Moran tem modelo de excelência, diz gestor

Com agendamento via CROSS - Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, o objetivo da ação é ampliar o atendimento oftalmológico da unidade (Foto: Valdir Galindo)

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) atingiu marcas expressivas de atendimento em 2018. Até setembro deste ano, foram realizadas na unidade mais de 10.010 cirurgias, o que corresponde a um média mensal de aproximadamente 1.112 procedimentos, de acordo com dados cedidos pela Prefeitura. O local é gerenciado em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Para o diretor técnico do HMB, Paulo Tierno, os números obtidos em 2018 superaram todas as projeções. “Eles demonstram que o HMB é um hospital de alta performance, com modelo de excelência de gestão, que consegue alcançar toda esta produção de cirurgias, exames e consultas com atendimento humanizado, de qualidade e segurança aos pacientes.”, disse.

27Entre os procedimentos cirúrgicos realizados no local ao longo do ano, intervenções vasculares e ginecológicas destacam-se as da área de ortopedia. Foram feitas até setembro cerca de 1.915 cirurgias ortopédicas na unidade.

Consultas e exames
No mesmo período, o HMB ofereceu também 91.300 consultas médicas de diversas especialidades, como cardiologia, otorrinolaringologia e dermatologia. Além disso, foram realizados ainda 48.759 atendimentos não-médicos, que englobam as áreas de fisioterapia, enfermagem, psicologia e fonoaudiologia.

Referindo-se aos exames executados, a unidade realizou mais de 150.838, sendo que a demanda de raio-x corresponde ao número de 27.185.

Para a realização destes exames, o estabelecimento médico, por meio da Prefeitura, fez a aquisição de novos aparelhos, como eletrocardiógrafo (que avalia a atividade elétrica do coração), oftalmoscópio indireto (utilizado para exames de fundo de olho) e monitores de coagulação, necessários em procedimentos que usam anticoagulantes.

Satisfação
Com base nos dados da pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a média de satisfação dos pacientes no mesmo período é de 88,4%. Em setembro, 96% dos usuários avaliaram positivamente o corpo médico.