Farmacêutica recolhe losartana do mercado

0
1343
Saúde Barueri
Em nota, a Sanofi disse que o recolhimento é uma medida preventiva. (Foto: Divulgação)

A farmacêutica Sanofi Medley anunciou o recolhimento de três formulações de medicamentos com o princípio ativo losartana do mercado. A ação foi determinada após serem encontradas impurezas nos comprimidos que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer. A losartana é usada para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2018 há um alerta global para monitoramento de um tipo específico de impureza nos medicamentos contra a hipertensão arterial.

O recolhimento voluntário feito pela Sanofi Medley afeta todos os lotes do losartana potássica 50 mg e 100 mg; losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg e losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg.

O que diz a empresa
Em nota, a Sanofi disse que o recolhimento é uma medida preventiva e que a medida não ocorreu apenas no Brasil.

“Até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana”, diz o comunicado. A farmacêutica também lembrou que a “interrupção abrupta do tratamento” com losartana tem riscos.

“O risco para a saúde de descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar os seus médicos ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos”, afirmou a empresa.

Recolhimento
O recolhimento dos medicamentos com losartana não apresenta nenhum tipo de custo para o paciente. Quem for liberado pelo médico para descontinuar o uso destes remédios deverá ligar para o SAC da Sanofi Medley 0800-703-0014 (segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00) para agendar a coleta da medicação com um representante da empresa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.