Em Barueri, rede municipal de saúde registrou 192 internações devido a ataque cardíaco

Moradores podem buscar atendimento cardiológico nas UBS’s (Secom Barueri)

No próximo dia 29, é lembrado o Dia do Coração, e a data serve como um alerta sobre as doenças ligadas ao órgão. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) revelam que, em média, 100 mil pessoas morrem por ano no país vítimas de infarto.

Na cidade, cerca de 192 moradores foram internados na rede pública de saúde em decorrência de casos de infarto (97 no Pronto-Socorro Central e 95 no Hospital Municipal de Barueri), só neste ano.

A fim de reduzir esta alarmante estatística, a SBC realiza neste mês a ação Setembro Vermelho. O objetivo é alertar as pessoas sobre a necessidade de mudança no estilo de vida, dando orientações quanto uma dieta balanceada e principais sintomas sugestivos de um infarto.

A primeira pista que indica que uma pessoa pode estar sofrendo um infarto é um grande desconforto, causado por uma dor intensa sentida no centro do peito e irradiada para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo.

Além disso, a pessoa também pode ter uma sensação de desmaio, suor excessivo, náusea e falta de ar. “Quando o corpo ‘falar’, é sinal de que o coração está em alerta, por isso, procure socorro imediatamente”, alerta Hélio Castello, cardiologista e diretor da campanha “Coração Alerta”. “É ideal que o paciente seja encaminhado para um hospital na primeira hora do início dos sintomas”, diz Castello.

Atendimento
De acordo com a administração municipal, moradores podem buscar atendimento cardiológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Ambulatório de Especialidades. Em caso de emergência, a recomendação é procurar o pronto socorro ou o HMB.

O Hospital Municipal realiza ainda dois tipos de cirurgias cardíacas: a de revascularização do miocárdio e implantação de marca-passo.