15.4 C
Tamboré
sexta-feira, 19 abril 2024
Home Saúde Doação recebida no Hospital Municipal de Barueri pode salvar até três vidas

Doação recebida no Hospital Municipal de Barueri pode salvar até três vidas

0
Doação recebida  no Hospital Municipal de Barueri pode salvar até três vidas
Há mais de 32 mil pessoas na fila de espera (Secom Barueri)

No dia 3 de novembro, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) foi o receptor de uma doação de órgãos que pode salvar até três vidas. Uma decisão familiar viabilizou a doação de rins, fígado e córneas, que de Barueri seguram para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, unidade à qual o HMB é referenciado.

Como o HMB não é uma unidade com grande número de ocorrências de morte encefálica, condição necessária para a receptação de órgãos (exceto de córneas), não é sempre que ocorre a doação, de acordo com a administração municipal. Nos últimos dois meses, por exemplo, não houve nenhum caso.

Apesar disso, no último ano o Hospital investiu no treinamento da equipe que compõe a Comissão Intra-Hospitalar de Transplante (CIHT), que conta com 13 profissionais.

24Segundo o coordenador da CIHT, Jorge Rabelo, médico cardiologista e intensivista, os treinamentos visam melhorar os índices de sucesso na condução de morte encefálica e qualificação do doador.

Fila de espera
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), mais de 32 mil pessoas aguardam na fila.