16.1 C
Tamboré
sexta-feira, 19 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

“Dia D” de vacinação dá largada para campanha contra pólio e sarampo

Publicidade • Anuncie Aqui

A cidade de Barueri inicia no próximo sábado (4/8) a campanha de imunização contra o sarampo e a poliomielite com o “Dia D” de vacinação. Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) aplicarão as vacinas em crianças entre 1 e 4 anos, das 8 às 17h.

A partir da segunda-feira (6/8) seguinte, as doses também serão aplicadas de segunda a sexta-feira em todos os 17 postos de saúde da cidade. O público prioritário será ainda as crianças de 1 a 4 anos completos, mas adultos que nunca se vacinaram também devem tomar as doses.

Pessoas entre 5 e 29 anos deverão tomar duas doses; já aqueles de 30 a 49 anos devem tomar uma dose. A vacina aplicada contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

As doses não são recomendadas para pessoas com suspeita de sarampo, gestantes menores de seis anos de idade e imunodeprimidos.

Nacional

O “Dia D” de vacinação nacional acontecerá no sábado 18 de agosto. Haverá atendimento em todas as UBSs e no SAE (Av. Trindade, 281 – Bethaville I) das 8 às 17h, além de postos volantes localizados em pontos estratégicos da cidade.

A Secretaria de Saúde do município faz um apelo para que as pessoas não deixem de se vacinar e, principalmente, imunizar as crianças. Especialistas garantem que os imunológicos não representam nenhum risco à saúde e a ausência deles podem ocasionar transtornos ainda maiores e, em alguns casos, até levar à morte.

Tanto o sarampo como a poliomielite são doenças infectocontagiosas graves. A primeira, é ocasionada por um vírus chamado Morbillivirus e tem como sintomas a febre e manchas pelo corpo. Já a segunda, a pólio, é desencadeada pelo Poliovírus, que afeta o sistema nervoso, destruindo neurônios motores e levando à paralisia dos braços ou pernas.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também