Como proteger os cães dos fogos de artifício nas festas de fim de ano

Explosão dos fogos pode causar mal-estar (Foto: Divulgação)

O final do ano está chegando e junto com ele, as comemorações também. Muitos cãezinhos têm medo de fogos e dos barulhos, por conta da audição sensível, e isso pode levá-los a passar mal, com risco de consequências graves.

Segundo a médica veterinária Amanda Peres, da Dog Hero, a reação do cão aos sons permite identificar se ele se incomoda ou lida bem com o barulho. “O primeiro sintoma entre os cachorros que têm medo é adotar uma postura mais alerta. Eles evitam fazer coisas que o deixem “vulnerável”, como comer, beber água, dormir, ou mesmo fazer suas necessidades com tanta frequência quanto costuma”, disse.

Cães mais ansiosos podem se esconder ou ficar pedindo colo, pulando e chorando. Posturas curvadas, com as orelhas abaixadas, pupilas dilatadas, rabo abaixado ou entre as patas traseiras são sinais de que o cãozinho está assustado, com medo ou estressado. Ficar “lambendo o focinho” e mostrando os dentes também representam desconforto.

Os sintomas mais extremos são salivação excessiva, batimento cardíaco acelerado, respiração ofegante e tentar fugir. Alguns cães podem também ficar agressivos.

Para ajudar
Algumas atitudes podem ajudar a deixar o cãozinho mais confortável durante a virada do ano. “Feche portas e janelas, principalmente de vidro, para evitar fugas e acidentes perto da hora da virada. Muitos cães, quando estão assustados ou se sentem ameaçados, reagem tentando fugir do ambiente”, recomenda a veterinária.

00É aconselhável ainda colocar algum som no ambiente para distraí-los.