Com avanço lento da vacinação contra Covid-19, Barueri recomenda máscaras nas escolas

vacina Covid-19 Barueri
Vacina contra a Covid-19 será aplicada em todas as UBSs neste sábado (28) (Ricardo Santos/Secom Barueri)

O país vive uma ‘onda’ de estagnação da vacinação contra a Covid-19, segundo avaliação do Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Fundação fez um alerta principalmente em relação a 3ª e 4ª doses.

Em Barueri, o cenário não é diferente. De acordo com dados do Vacinômetro, do Governo de São Paulo, desta sexta-feira (27) às 12h, cidade havia aplicado 269,9mil (1ª dose), 253,1mil (2ª dose) e 166,1mil (adicional).

O município tem registrado casos da doença em escolas municipais, inclusive com turmas e professores afastados com suspeita ou confirmação da Covid-19. Diante disso, a administração municipal está recomendando o uso de máscaras para alunos a partir dos 4 anos.

Em relação ao percentual da população vacinada, 65,44% dos imunizados a partir de 18 anos estavam com ciclo vacinal completo, ou seja, tomaram a 3ª dose da vacina contra a doença. A plataforma não disponibiliza consulta sobre a 4ª dose.

Recomendação

Na avaliação do secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez, a aplicação dessas doses de reforço segue lenta. “A vacinação está avançando, porém lentamente. A 4ª dose ainda tem pouca adesão. Eu peço que a população tome essas doses, porque realmente é a vacina que vai ajudar. Tanto é que nós temos visto alguns casos de Covid na cidade, porém são poucos por causa da vacinação”, destacou.

Campanha de Multivacinação

Para aumentar a cobertura vacinal na cidade, a Prefeitura de Barueri realiza neste sábado (28), das 8h às 16h, o “Dia D” de multivacinação contra Covid-19 e também Influenza e Sarampo. A imunização ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem a necessidade de agendamento. Confira os endereços e horários clicando aqui.