20.1 C
Tamboré
quarta-feira, 24 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Cigarro é responsável por 30% das mortes de câncer, diz médico

Publicidade • Anuncie Aqui

O tabagismo é a maior causa de morte evitável de mundo. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS) que realiza  a campanha global do Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado na última quinta-feira (31/5). De acordo com o órgão, mais de 50 doenças têm relação com o ato de fumar, entre elas, estão o infarto, derrame cerebral (AVC) e o câncer. Barueri possui ações para ajudar a deixar o vício

Segundo o oncologista Rafael Luis, do Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, cerca de 90% dos tumores malignos no pulmão são decorrentes do tabaco. O especialista ressalta que os demais órgãos do corpo também estão suscetíveis à doença devido à ação. “Outros tipos de cânceres também têm relação direta com o fumo, como o de bexiga, cavidade oral, esôfago, laringe, mama, dentre outros, sendo que o uso do tabaco é considerado a maior causa e é responsável por 30% das mortes por todos os tipos de tumores”, alerta o médico.

Ao fumar, agentes carcinógenos presentes no cigarro entram nos tratos digestivo, respiratórios e no sangue. Uma vez no organismo, eles ocasionam mutações nos genes, cuja consequência é o aumento da chance de se desenvolver um tumor maligno. Porém, não é apenas quem usa diretamente o tabaco que corre risco.

Fumantes passivos, pessoas que, recorrentemente, inalam a fumaça produzida pelos fumantes ativos também em estão situação vulnerável, chegando a ter 24% de chance de desenvolver alguma doença.

Para o oncologista, os riscos de se contrair câncer cessam em 20% a partir de cinco anos sem fumar e podem chegar até 90% de redução após 15 anos.

Auxílio

Em Barueri, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Mutinga, Imperial, Belval, Jardim Paulista e o Centro de Referência em Álcool e Drogas (4706-4712) oferecem tratamentos gratuitos que auxiliam munícipes com o vício.

Segundo a administração, são desenvolvidas atividades individuais e em grupos com os pacientes semanalmente e ações duram em média quatro meses. Para participar, o interessado deve se dirigir a uma das unidades que prestam o serviço e inserir o nome na fila de espera. Não é necessário encaminhamento médico.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também