20.5 C
Tamboré
quinta-feira, 28 março 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Cidade está em situação de alerta para casos de dengue

Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri registrou até maio deste ano apenas quatro casos de dengue, de acordo com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica, do Estado de São Paulo (CVE). Apesar dos baixos índices, o município encontra-se em situação de atenção para a doença.

O último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no começo do mês, classificou Barueri como em alerta para os casos de dengue, zika e chikungunya. O índice de Infestação Predial (IIP) da cidade ficou em 2,0, ao contrário do ano passado, que era de 0,9, considerado satisfatório.

Segundo o infectologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Carlos Magno, o Mapa da Dengue, como é chamado o LIRAa é um instrumento para o controle do Aedes aegypti, que revela onde estão concentrados os focos de reprodução mosquito nos bairros da cidade. “A inserção de Barueri como em situação de alerta revela que o município encontra-se em situação de vulnerabilidade. Sendo assim, há o risco de os casos de dengue aumentarem nos próximos meses. É preciso ter atenção”, explica.

Combate

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde esclarece que “trabalha regularmente realizando visitas domiciliares programadas, visitas domiciliares para bloqueio de criadouros em todos os casos suspeitos notificados pela Vigilância Epidemiológica municipal e por solicitação ou denúncias”. Somente neste ano, 9.148 imóveis foram visitados por agentes, onde foram eliminados 891 focos de água parada.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também